domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula - Números Racionais

Pessoal, estamos colocando neste Blog uma sugestão de plano de aula para ser utilizado como uma diretriz para o Ensino de Números Racionais com alunos do 7º ano / 6 ª série.

Plano Aula – Eduardo/Cristiane
Tema: Números Racionais
Tempo Previsto:Três semanas
Conteúdos:
  • Representação fracionária e decimal
  • Operações com decimais e frações
  • Porcentagem 
  • Resolução de problemas
Objetivos Gerais:
  • Dominar linguagens
  • Resolver situações-problema
  • Explorar a leitura, a escrita e a interpretação de texto 
  • Perceber os Números Racionais no cotidiano do aluno
Objetivos Específicos:
O aluno deve reconhecer a relação entre a notação fracionária – “parte (numerador) e o todo (denominador)”e a forma de conversão para notação decimal, realizar operações, resolver situações-problema com números racionais, estabelecer equivalências e aplicar  noções de porcentagem.
Competências e Habilidades:
  • Estabelecer relação entre conceitos e linguagens: frações/decimais/porcentagem;
  • Saber identificar e reconhecer informações numéricas envolvendo frações e decimais em contextos diversificados; 
  • Representar os números na reta numérica;
  • Realizar de modo significativo, as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de frações e decimais.
Justificativas:
  • Contextualizar frações, decimais e porcentagem 
  • Reconhecer e utilizar as representações de um número racional, para aplicá-lo prática no cotidiano
Estratégias:
Resolução de situações-problemas com uso de malhas quadriculadas, jogos, textos para contextualização, desenhos figurativos com significado entre fração/decimal aplicados a porcentagem e situações – problema.
Recursos:
Caderno do Aluno (Proposta Curricular), livros didáticos adotados, recursos interativos (áudio visual – filmes de culinária), sala de leitura – contos que envolvam frações e decimais, pesquisa em jornais ou revistas para identificar notícias que contenham os números racionais, uso da sala de informática (navegação pela internet e ferramentas do Office) e material escolar de uso contínuo (cartolinas, colas, folhas e afins).
Avaliação:
Avaliação assistida, avaliação diagnóstica, avaliação diferenciada para alunos de inclusão, trabalhos em sala (pequenos grupos) e extraclasse, com projetos vivenciais (medição/custos/passeios a grandes áreas de lazer/outros previstos no planejamento escolar)
Recuperação Contínua:
Trabalhos individuais focado nas defasagens com uso de estratégias práticas (calculadora – para percepção das equivalências entre números racionais) e encaminhamento para o professor de suporte.


Lembre-se que esse plano de aula é apenas uma sugestão para o desenvolvimento deste assunto, qualquer sugestão ou critica pode ser comentada nesse Blog. Ela será de grande importância para nós criadores deste espaço.


Grupo 2 do M.G.M.E (MATEMÁTICA)

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